A Associação Brasileira de Acampamentos Educativos – ABAE foi fundada em maio de 1999. Atuante no mercado há mais de 20 anos, tem a finalidade juntamente com seus afiliados de aprimorar a atividade de acampamentos educativos em aspectos básicos e fundamentais como saúde, nutrição, segurança, recursos humanos, infra-estrutura de recreação e lazer. 

Todos os nossos associados, entre eles os maiores e mais conhecidos do Brasil, buscam se agrupar, inter-relacionar e partilhar experiências dos Acampamentos que acreditam no valor educacional da atividade. Em frequentes reuniões e eventos, eles discutem programas e conceitos referentes a Acampamentos Educativos. Através deste trabalho, a ABAE acredita que pode contribuir para que a atividade tenha um padrão de qualidade em que diversas exigências básicas sejam cumpridas, fortalecendo cada vez mais a atividade no Brasil. 

A ABAE tem como foco oferecer subsídios que auxiliem a comunidade escolar e as famílias na escolha da melhor opção de programa de Acampamento, tanto para viagens com grupos como para temporada de férias.