Imagine um lugar onde a criança ou o jovem encontre novas amizades, desafios, momentos de alegria, incertezas, realizações, aventura…
Um lugar onde os adultos atuem com carinho e respeito à individualidade, à origem e aos sonhos de cada um.
Onde o correr, o brincar, o jogar e interagir com natureza sejam caminho para um momento de crescimento e desenvolvimento do grupo…

Através da difusão e esclarecimentos de programas e conceitos referentes a Acampamentos Educativos, a ABAE acredita poder contribuir para o aprimoramento contínuo dos seus associados em aspectos básicos como: saúde, nutrição, segurança, recursos humanos, infra-estrutura de recreação e lazer.

Para a comunidade escolar e para as famílias, a ABAE pretende oferecer subsídios que auxiliem na escolha da melhor opção de programa de Acampamento, tanto para viagens com grupos como para temporadas de férias.

 

Como escolher um Acampamento?

Dentre os Acampamentos associados da ABAE, existe uma grande variedade de opções de programação, que são decorrentes das diferentes estruturas físicas, localização geográfica e atividades desenvolvidas para objetivos específicos. Por esta razão, apresentamos abaixo, um guia prático para auxiliar na escolha do acampamento ideal para cada usuário.

 

Orientações para a escolha de um bom Acampamento Educativo

• Averiguar a experiência e a formação profissional dos coordenadores e monitores
• Indagar sobre a alimentação (número de refeições e elaboração de cardápios)
• Conferir se a programação está adequada aos objetivos a serem atingidos com a viagem
• Certificar-se sobre a adequação da infra-estrutura do acampamento para a realização das atividades propostas
• Procurar organizar a viagem pessoalmente para esclarecer todas as dúvidas possíveis e conhecer os responsáveis pelo acampamento
• Ter certeza de que obterá a melhor relação custo/benefício
• Ter a aprovação do acampante quanto à escolha do acampamento e estar certo de que ele está convicto de que quer enfrentar esse novo desafio

 

O que deve ter um Acampamento

O Painel de Descrição do Acampamento Educativo foi desenvolvido e validado pela ABAE num encontro de especialistas na área, assessorados por profissionais capacitados, utilizando o método DACUM.

A primeira coluna apresenta as grandes áreas de competência (GACs) que definem as linhas mestras de atuação do Acampamento Educativo, segundo a ABAE.

Os demais quadros descrevem as ações para que as GACs sejam atingidas.

Este material pode ser copiado, transcrito e/ou publicado em qualquer veículo de qualquer meio desde que não sejam alterados e/ou adaptados e que seja sempre mencionado a fonte: Associação Brasileira de Acampamentos Educativos – Painel de descrição.

CLIQUE AQUI e faça o download do arquivo.